domingo, 29 de julho de 2012

Enter Nowhere (Enter Nowhere) 2011


Uma cabana abandonada na floresta onde chegam três estranhos, Samantha, Tom e Jody.
Procurando por ajuda e tendo que lidar com o frio, a fome e os conflitos que vão surgindo.
Parece até um pouco clichê, mas vamos acompanhando os minutos iniciais do filme, onde os personagens vão sendo apresentados, com ótimos dialogos e um suspense que cresce cada vez mais.
E a medida que algumas dúvidas vão sendo respondidas, vão surgindo muitas outras que vão ligando os personagens até que tudo começa a fazer sentido.
Não dá pra contar sem estragar a história, mas achei um ótimo filme de suspense, com boa amarração da trama e um desenrolar bem interessante.
Só acredito que o filme deveria ter terminado, quando devia ter terminado. Filme de estreia do diretor Jack Heller e que conta com Sara Paxton, ja conhecida de alguns filmes e seriados.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

A conspiração da lâmpada (The Light Bulb Conspiracy) 2010


A conspiração da lâmpada ou Pirâmides de Lixo, como o próprio filme se identifica, é um documentário de 2010 que trata da obsolescência planejada.
E apesar do termo ser talvez estranho pra muita gente, certamente você já conhecia, apenas não sabia o nome. 


Sabemos que todo produto tem uma vida útil definida, isso acontece por causa do desgaste natural de peças e componentes, isso é natural. Mas e se as empresas pudessem reduzir a vida útil desses produtos, afim de estimular o consumismo? 
Obsolescência planejada é uma pratica criada por engenheiros e designers de produtos, que faz com que determinado produto tenha uma vida útil reduzida, assim forçando a substituição por outro produto novo o mais rápido possível.
Vamos acompanhando no filme algumas situações e exemplos, desde um simples, como a lampada, que poderia durar milhares de horas e como um cartel formado definiu um padrão de horas, até a gigante Apple com seus inúmeros lançamentos de novos produtos a cada ano, justamente essa que se diz uma empresa jovem e a favor da sustentabilidade.
Claro que isso gera montanhas de problemas: como aumento do consumismo, ônus para o  cliente, toneladas de lixo eletrônico que vão parar em países pobres, que acabam sendo a lixeira do mundo.


Em tempos de Rio+20, foi mostrado no evento, que humanidade já está consumindo 30% a mais do que o planeta é capaz de repor e é preciso que haja uma redução em até 40% as emissões de gases de efeito estufa para que a temperatura não suba mais do que 2º C. 
Porem nem tudo é ruim, uma comunidade chamada iFixit tem como lema que todas as pessoas devem aprender como funcionam seus aparelhos, e disponibilizam manuais de reparo para pequenos e simples problemas, e atire a primeira impressora aquele que nunca teve um aparelho que após um defeito, teve que ser susbstituido por um novo. E claro que alem do iFixit, há também hoje diversas comunidades que ajudam e muito nessa hora.


O filme foi dirigido pela diretora espanhola Cosima Dannoritzer, que usa o mesmo celular há 13 anos e diz: “Nós não queremos um computador com 20 anos de idade,mas a vida útil dos produtos está se tornando mais curta e não dá para atualizar nada sem jogar o objeto inteiro no lixo”

sexta-feira, 6 de julho de 2012

5 filmes de Mario Monicelli

Bom pessoal, estive de férias por uns dias e por isso não andei assistindo filmes, o que fez com que não publicasse nada nesse período.

Porem, escrevi um post com uma seleção de dirigidos pelo cineasta Mario Monicelli publicado no blog Little Italy que vocês pode conferir no link
5 filmes de Mario Monicelli

E na próxima semana volto com mais posts. =)