
O filme e o roteiro é do tambem romeno Cristian Mungiu, e se trata do primeiro filme de uma série de filmes escritos por ele, chamada de "Contos da Idade de Ouro" que será inspirada na sua juventude.
O Tema apareceu em outros filmes como "O Segredo de Vera Drake" e "O Crime do Padre Amaro", mas o que impressiona em 4 meses, 3 semanas e 2 dias é que o aborto é mostrado de uma forma explicita. O filme não tem a intenção de discutir a legalidade ou não do aborto, tampouco a polêmica em torno do assunto como ser assassinato ou não, ou coisa que o valha... Há o aborto e como ele será feito e pronto. Talves por isso seja um filme tão impressionate e um pouco chocante. O palco para o filme tambem não podia ser outro, a Romênia tem um dos mais altos indíces de aborto ilegal do mundo. Nesse gráfico mostra que o número chega a 184 a cada 1000 mulheres.
O Aborto era legal na Romenia até o ano de 1966, quando o então líder da Romênia, o comunista Nicolae Ceauşescu, fez a famosa lei que baniria o aborto. As gerações seguiram cumprindo as expectativas do novo mundo comunista de Ceauşescu, com isso a população veio tendo um aumento e varias crianças nasceram dessa forma, sobre isso fala o diretor Mungiu: "Foi por isso que eu nasci e por isso achei importante fazer um filme como este".
2 comentários:
Onde você assistiu?
Beijos
Sério? Então eu quero o "4 meses, 3 semanas e 2 dias" e o "Ploy". Você tem "O fabuloso destino de Amelie Poulan"? Tem um tempão que tô tentando achar esse filme e nao consigo.
ps: pode escrever aqui. Eu so o google reader, aí toda vez que vc posta ou alguem coloca um comentário eu vejo. =D
Postar um comentário