News

Loading...

sábado, 8 de agosto de 2009

Sem Saída (Eden Lake) 2008

Nos últimos dias andei fazendo uma maratona de bons filmes de terror, o que é difícil, pois ao pesquisar no imdb a grande maioria dos filmes desse gênero não ultrapassam 5 nas notas. Nisso descobri e me interessei por Eden Lake, do diretor inglês James Watkins. O filme é uma produção independente que consegue dar uma renovada no gênero 'Survivor Horror' e nisso os ingleses têm se saído bem. O filme gira em torno do casal de namorados Steve (Interpretado por Michael Fassbender que inclusive está presente no novo filme de Tarantino Inglourious Basterds ) e Jenny (Que ficou por conta de Kelly Reilly, não muito conhecida mas de uma beleza surreal). Bem, o filme segue uma linha como outros do gênero, começando com uma atmosfera descontraída e serena pra depois tornar-se um ambiente de desespero e sombrio. Já de início vemos o casal que sai em viagem com destino a um lago paradisíaco dentro de uma reserva e começam a ser importunados por um grupo de jovens liderados por um bully, (que na verdade trata-se de uma figura, que intimida o grupo incapaz de se defender, levando-o a cometer atos de violência, e agressão a seu comando. A quem interessar, Larry Clark dirigiu um filme em 2001, Bully - Estranhas Amizades que trata desse tema). Voltando ao filme em questão, a personalidade desprezível dos adolescentes é talvez justificada como podemos ver, pela meio em que vivem. Um meio machista, pequeno e que as crianças são agredidas, isso faz com que a noção da criminalidade seja perdida. Os adolescentes perdem a real percepção dos limites do certo e errado.

O roteiro do filme é semelhante ao francês Ils (Eles) de 2006 filmado na Romênia, um filme simples, direto, original e assustador em que um casal é aterrorizado por um grupo de crianças e adolescentes. Porem nas diferenças, Ils já começa com uma cena de suspense sem o ambiente descontraído inicial de Eden Lake, outra diferença é que Eden Lake é bem mais sangrento, com cenas gore extremas, já Ils temos um clima mais muito tenso e assustador sem aquele sangue todo.
Continuando na trama o personagem Steve resolve tomar providencias para resolver a situação e ai a coisa começa a desandar, e entra a segunda parte do filme já com o ambiente sombrio, fugas, medos e muito gore indo por fim a um caminho polêmico. Como Eden Lake se mostra uma fórmula de sucesso em filme de terror, há chances de ser re-filmado em uma versão estadunidense, assim como REC.

Vez ou outra, somos surpreendidos com novas e boas idéias que dão uma renovada nos filmes de terror, outro ponto positivo aqui fica por conta do cinema britânico que tem contribuído com ótimos títulos ultimamente, o resultado vale a pena conferir e se possível assistam também Ils.

Um comentário:

Carmélia Cândida disse...

Chico
Muito obrigada pelas dicas que vc me deu. Já vi "Peixe grande..." (adorei!), Nove rainhas (gostei)e Simplesmente amor e Antes do amanhecer. Mas Amélie Poulain, não. Acredita? Vou vê-lo! Vou ver tb O monstro e ABC do amor.
Valeu demais! Obrigada!
Inté...