segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Abraços Partidos (Abrazos Rotos) 2009

Abraços partidos é um filme que poderia se tornar algo meio galhofa não estivesse nas mãos de Almodóvar. Porem ao seu comando a mais confusa das histórias, sempre acompanhada de melodrama e humor, não apenas vai se encaixando e fazendo sentido como também consegue tocar o fundo da alma.
O filme, mistura de gênero noir e o melodrama lembrando Hitchcock, se passam em torno do escritor Mateo Blanco, que faz uma narrativa contando sobre sua carreira, quando adotou o pseudônimo de Harry Caine, um escritor cego.
Assim como em outros filmes, temos presente uma metalinguagem aqui. Um filme dentro do filme, nesse caso Garotas e Malas filme do personagem Mateo Blanco, típica comédia melodrama com cenas que lembram Mulheres a beira de um ataque de nervos (1988), também do diretor. Ai que entra Penélope Cruz, que interpreta Lena, a atriz principal do filme Garotas e Malas. Mais uma vez no tipo de mulher sensual que enlouquece os homens. Penélope esbanja sensualidade, estando cada dia mais linda. E segundo o próprio diretor "Meu filme deve muito aos atores. Não apenas Penélope. Blanca (Portillo), Carmen (Machi), Lluis (Homar). Se alcancei alguma coisa em Abraços Partidos, foi por causa deles."

Pra quem acompanha a filmografia de Almodóvar vai perceber uma virada ao assistir Abraços Partidos, pois se até agora seus filmes eram focados no universo feminino e na figura da mulher, nesse filme está presente o universo masculino ao focar na vida de Mateo Blanco e sua dupla personalidade, uma do presente e outra do passado em uma trama de paixões violentas, traição, chantagens e ciúme.

Apesar de nos últimos anos Almodóvar ter feito grande sucesso nos últimos festivais de Cannes, o diretor chegou com muito favoritismo no festival, porem o filme passou despercebido pelos críticos, não levando dessa vez nenhum premio. Mas que não tira o mérito do filme, realmente Abraços partidos é um bom filme e vale a pena ser visto.

2 comentários:

Thalita disse...

mais um para a lista de filmes a assistir nas férias! =]

Anônimo disse...

DEIXA DE SER À TOA