segunda-feira, 21 de maio de 2012

3 idiotas (3 Idiots) 2009

 Antigamente a cidade de Mumbai na Índia se chamava Bombaim, justamente ali começava a prosperar a indústria de cinema daquele país. Com o tempo fizeram uma associação com a cidade cinematográfica americana Hollywood, nascendo assim Bollywood, a indústria Indiana de filme que mais produz filmes no mundo. E vez ou outra nos surpreende com algo verdadeiramente bom, como é o caso de 3 idiotas, filme que foi um dos maiores sucesso das bilheterias da Índia. 

Temos aqui uma ótima comédia, com pouco de drama, suspense e romance que nos apresenta 3 alunos sonhadores que ingressam em uma faculdade de Engenharia, muito renomada e bem difícil de entrar e com o tempo se tornam amigos. Cada um deles com uma história de vida bem diferente do outro, que vão sendo apresentadas através de flashbacks. Um dos alunos, Rancho começa a criticar a  forma de ensinar, mostrando que aprender é diferente de decorar. Outra dura crítica mostra a falta de liberdade dos alunos em escolher uma carreira própria, onde homens devem ser engenheiros e mulheres médicas para serem bem sucedidos e o alto número de suicídios entre os alunos. 

Claro que como todo filme indiano tem algumas característica como, em determinado momento, todos começam a dançar felizes e a longa duração que chega a quase 3 horas, mas que em nenhum momento se torna chato ou cansativo.

O filme faturou  16 dos 27 prêmios do Internacional Indian Film Awards 2010, fazendo também grande sucesso no festival de Cannes daquele ano, no entanto nada disso foi suficiente para que o filme chegasse as terras tupiniquins. 
Mas se quiserem conferir e conhecer mais do cinema de Bollywood em melhor estilo, é só procurar na internet.  Eu encontrei o filme facilmente.

Um comentário:

Carla disse...

AHHH.. As dancinhas são otimas... aushuhsa