quinta-feira, 12 de julho de 2012

A conspiração da lâmpada (The Light Bulb Conspiracy) 2010


A conspiração da lâmpada ou Pirâmides de Lixo, como o próprio filme se identifica, é um documentário de 2010 que trata da obsolescência planejada.
E apesar do termo ser talvez estranho pra muita gente, certamente você já conhecia, apenas não sabia o nome. 


Sabemos que todo produto tem uma vida útil definida, isso acontece por causa do desgaste natural de peças e componentes, isso é natural. Mas e se as empresas pudessem reduzir a vida útil desses produtos, afim de estimular o consumismo? 
Obsolescência planejada é uma pratica criada por engenheiros e designers de produtos, que faz com que determinado produto tenha uma vida útil reduzida, assim forçando a substituição por outro produto novo o mais rápido possível.
Vamos acompanhando no filme algumas situações e exemplos, desde um simples, como a lampada, que poderia durar milhares de horas e como um cartel formado definiu um padrão de horas, até a gigante Apple com seus inúmeros lançamentos de novos produtos a cada ano, justamente essa que se diz uma empresa jovem e a favor da sustentabilidade.
Claro que isso gera montanhas de problemas: como aumento do consumismo, ônus para o  cliente, toneladas de lixo eletrônico que vão parar em países pobres, que acabam sendo a lixeira do mundo.


Em tempos de Rio+20, foi mostrado no evento, que humanidade já está consumindo 30% a mais do que o planeta é capaz de repor e é preciso que haja uma redução em até 40% as emissões de gases de efeito estufa para que a temperatura não suba mais do que 2º C. 
Porem nem tudo é ruim, uma comunidade chamada iFixit tem como lema que todas as pessoas devem aprender como funcionam seus aparelhos, e disponibilizam manuais de reparo para pequenos e simples problemas, e atire a primeira impressora aquele que nunca teve um aparelho que após um defeito, teve que ser susbstituido por um novo. E claro que alem do iFixit, há também hoje diversas comunidades que ajudam e muito nessa hora.


O filme foi dirigido pela diretora espanhola Cosima Dannoritzer, que usa o mesmo celular há 13 anos e diz: “Nós não queremos um computador com 20 anos de idade,mas a vida útil dos produtos está se tornando mais curta e não dá para atualizar nada sem jogar o objeto inteiro no lixo”

Nenhum comentário: