sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Paraíso Agora (Paradise Now ) 2005


Filme que já tinha a um tempinho guardado e demorei pra assistir, mas se soubesse o quanto o filme é interessante já tinha assistido há muito mais tempo...

Acredito que a questão Palestina Israel, são manchetes que apesar de drásticas na maioria das vezes, nem chamam mais tanta atenção, agora por exemplo fui no Google e pesquisei alguma noticia de hoje sobre o assunto, eis que encontro: Israel declara Gaza "Entidade inimiga" e fala em guerra ou Israel entra em Gaza e fere palestinos.
Essas noticias passaram a ser um lugar comum nos noticiários e jornais, e as pessoas se acostumaram.

Mas sair dos jornais e ir pra telas de cinema é outra coisa, ainda mais sendo um filme inteligente e que foca no lado emotivo e pessoal dos personagens centrais.
Esses personagens são Said e Khaled (Já viram como são comuns esses nomes?) que se preparam para um ataque suicida em Tel Aviv. O Filme mostrará a família, amores, e discussões por qualquer bobagens típica de árabes, desses dois personagens em meio as ultimas horas que antecedem o ataque.

Em 2006 o Filme venceu o Independent Spirit Awards melhor filme estrangeiro e foi indicado ao Oscar da mesma categoria, porem nesse ano a estatueta foi para o Sul-Africano Tsotsi que ainda num vi, então não sei dizer se foi justo o prémio... Como se algum prémio do Oscar fosse né? Acho que se tivesse ganhado, o filme não seria tão bom..

Motivos que fazem Parasise Now ser tão interessante?
1. É um filme palestino que mostra toda a cultura e modos daquele povo, me diz quantas vezes tem oportunidade de ver um filme palestino ganhador de prémio?
2. O Filme foi exibido no festival do Rio, que pra mim é a melhor referencia de bons filmes mundiais não Hollywoodianos, e por falar nisso vem ai a edição 2007.
3. Israelenses fizeram protesto em Israel e nos EUA pra tirar o filme da briga do Óscar (Até nisso tem conflito) alegando que o filme humaniza os homens bombas.
4. Você poderá assistir Apocalipse Now de Copola e fazer comparações tipo: O escolhido pra missão em Apocalipse Now será levado ao inferno, já em Paradise Now serão levados ao paraíso.
5. Trata-se de uma obra cinematográfica filmada na cidade cisjordaniana de Nablus, com um diretor e atores de origem árabe-israelense, uma equipe palestina, produzida por um judeu israelense com financiamento privado europeu, Uau... não é o máximo? =).

Um comentário:

Claudia Mayrink disse...

Tá anotado a dica Xicó, agora paga minha breja em troca dos seus óculos....
rs
:*