quarta-feira, 3 de junho de 2009

Eterno Amor (Un Long Dimanche de Fiançailles) 2004

Quando assisti Amelie Poulain, fiquei afim de conhecer mais trabalhos do diretor Jean-Pierre Jeunet. Porque a fórmúla do filme deu muito certo.
Principalmente pelas cenas comicas do filme, a ótima trilha sonora de Yann Tierse (que vemos de novo em Adeus Lenin),
e também a fotografia com a predominância de verde e vermelho, como se a personagem enxergasse assim. Sei que gostei e procurei mais... E encontrei o filme Delicatessem, lançado 10 anos antes, uma comédia de humor negro sobre um futuro em que a comida se torna escassa. Temos um açougue em que quando a carne acaba, rapidinho algum morador desaparece e o açougue volta a ter carne. Meio estranho né?
Não é um filme que agrade a todos como Amelie, mesmo porque é um pouco bizarro com toques de terror e temas incomuns como canibalismo. Há tambem a fantasia e realidade misturados lembrando filmes de Tim Burton. Vemos aqui Dominique Pinon no papel principal, cara ja conhecida de Amelie.
Querendo conhecer mais de Jean-Pierre, peguei para assistir "Un Long Dimanche de Fiançailles", com a pífia tradução aqui no Brasil de Eterno Amor. Podem me chamar de preconceituso, mas é um nome muito genérico e não fosse pelo diretor eu não assistiria um filme com esse nome. Em Portugal o título ficou com a tradução do título original: Um Longo Domingo de Noivado.
Enfim, encontramos aqui Audrey Tautou de novo, não tão bela, no papel de Mathilde. Diferente de Amelie onde o papel era perfeito, nesse filme não achei que se encaixasse tanto.
Mathilde é uma jovem que aguarda noticias de noivo que foi pra mais cruel de todas as guerras. O filme se passa no contexto da primeira guerra mundial e Mathilde fica sabendo que seu noivo fez parte de um grupo de soldados que se auto-mutilam com a intenção de voltar pra casa. Eles são condenados a morte e a partir dai a personagem começa uma busca de provas de que seu noivo está vivo. O filme apresenta cenas com cores saturadas ao extremo, caracteristico dos filmes de Jeunet , seja o tom acinzentado das cenas da guerra ou o amarelo nas cenas em que aparece Mathilde. O visual é muito bom, rendendo uma indicação ao oscar de melhor fotografia, provando que não só hollywood pode retratar cenas com tanto realismo, como as cenas da trincheira. O filme foi desqualificado do festival de Cannes, onde competia uma das vagas francesas na mostra competitiva, por causa da participação da Warner Bros na produção do filme. Há quem diga que o filme imita Cold Montain por tratar de um amor mágico e quase impossivel separado por uma guerra. Não vi Cold Montain, mas fica ai a sugestão de "Un Long Dimanche de Fiançaille", principalmente pra quem gosta do estilo de filmes de Jeunet.

5 comentários:

Patrícia Souza (Tiça) disse...

Qual filme do Jean-Pierre vc recomenda entao? Além de Amelie...

Patrícia Souza (Tiça) disse...

Qual filme do Jean-Pierre vc recomenda entao? Além de Amelie...

Francisco disse...

Recomendo esse filme Tiça.. hehe
tentei deixar o final do post mais claro agora.. =)

Patrícia Souza (Tiça) disse...

Vc usa emule? Bem que vc podia disponibilizar sua pasta de videos pra mim pela net, né? Hehe

Claudia Mayrink disse...

Xicó Xicó,
Vc ainda nesse seu vício de filme...