segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro No Kamikakushi) 2001

Quando alguem fala em animação japonesa logo pensamos na imensa quantidade de animês que invatiu a tv nos ultimos tempos. Criamos um preconteito por causa dos 'Pokemons' da vida.
Porém, A Viagem de Chihiro em quase nada tem a ver com essas animações e tambem não cai no clichê das animações mais recentes, da Disney por exemplo. O filme me fez lembrar muito Alice no Pais das Maravilhas de Lewis Carroll. Assim como Alice, Chihiro, a garotinha se vê transportada para um mundo surreal e mágico, tentando sempre preservar o senso de real que carrega. Porem ao invés de um buraco, Chihiro se perde em um parque abandonado e acaba encontrando uma espécie de casa de banho para espiritos, tendo que entrar em uma jornada para salvar os pais transformados em porcos por um feitiço. Há ainda outras semelhanças com a obra de Carroll como uma mulher vilã muito semelhante a Rainha de Copas que tem as regras desafiadas pela personagem, um ajudante no mundo mágico, como o gato de Cheshire e o mais interessante, A necessidade de manter um vínculo com o mundo real, a fim de não se perder. Alice tinha que fazer testes mémoria sobre coisas aprendidas na escola constantemente para não se esquecer do seu mundo.

No mundo surreal encontrado pela personagem, podemos perceber críticas a ganancia e ao materialismo e também como as pessoas amadurecem ao passar por uma fase difícil. Chihiro tem que trabalhar duro e vai passando de uma garotinha mimada (e chata) para uma garota com um propósito e uma identidade própria.
É uma animação mais indicada para o público adulto, não que tenha violência ou cenas impróprias e as crianças em um primeiro momento podem achar legal, mas a trama é meio complexa.
A qualidade da animação é outro ponto forte do filme, que nunca vi em outras animações. Tem uma riqueza de detalhes muito grande e foi feito quase todo sem tecnologias digitais. Muitos dos personagens é baseado em elementos da mitologia japonesa e que dão um toque assustador e sombrio ao filme.

Foi a primeira animação a ganhar o Urso de Ouro, o maior Festival de Cinema de Berlim. Faturou tambem o Oscar de melhor animação em 2003.
São pouco mais de suas horas de filme, mas que em nenhum momento se torna chato. Podem assistir. =)

3 comentários:

Alba ... vivendo em busca dos sonhos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alba ... vivendo em busca dos sonhos disse...

Não sei!
Adoro "A viagem de Chiriro", adoro "O Castelo Animado", "Princesa Gonnosuke", "Paprika","Persépolis". Por isso, sou meio suspeita para falar. Acostumei a ver estas animações com um olhar menos ocidental, acho que o filme fica melhor e ganha mais sentido para nós. Sobre a qualidade, não é preciso dizer nada. Se é feito para crianças ou adultos, talvez para os dois. Pelo menos as crianças que que conheço e assistiram acharam o máximo. As mensagens transmitidas, as mais variadas possíveis, as lições, valores. A dedicação e qualidade do trabalho, gigantesca. Demora muito tempo para se fazer uma animação, quem vê nem imagina. Portanto, ponto para as animações, seus roteiros encantadores, ponto para este blog, ótima critica, ótimas dicas.

Patrícia Souza (Tiça) disse...

Nohhh achei um site muito bom pra baixar filmes... Dá uma olhada:
http://trixxx.com.br
Besos