terça-feira, 19 de agosto de 2008

Zeitgeist - A maior história já contada (The Greatest Story Ever Told) - 2007

Zeitgeist é uma palavra alemã que significa Espirito do Tempo e que varios filosofos atribuem como o avanço cultural e intelectual do mundo em uma determinada época.
Segundo Peter Joseph escritor e diretor do filme, a ideia é fazer com que as pessoas investiguem o mundo de uma pespectiva diferente. O Filme foi produzido sem fins lucrativos e lançado on-line. Zeitgeist encontra-se disponível no site oficial, com opções de legenda em vários idiomas aqui.
Pra quem quiser gravar, encontra se facilmente em sites de torrent. Bom.. enfim, voltando ao filme ele se divide em 3 partes, alem de "A maior história já contada", tem
All The World's A Stage" ("O mundo inteiro é um palco"), focado nos ataques de 11 de setembro, e que os ataques já eram de conhecimento do governo.
E a ultima parte "Don't Mind The Men Behind The Curtain" ("Não se preocupe com os homens atrás da cortina") que foca o sistema bancario mundial.
Porem vamos falar da primeira parte aqui que é a mais interessante. A maior história já contada é sobre a religião. Ja no inicio do filme o narrador consegue te prender no sofá com um dialogo simples, ironico e polemico.:
"O maior campeões de todos os tempos no que diz respeito a falsas promessas e exageros é a Religião.
Pensem um pouco.
A Religião definitivamente convenceu as pessoas que há um homem invisível que mora no céu que vigia tudo o que você faz, todos os minutos do seu dia. E o homem invisível tem uma lista especial de dez coisas que ele não quer que tu faças. E se você fizer quaisquer destas dez coisas, ele tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, queimaduras, torturas e sofrimento, para o qual vai te mandar para viver, sofrer, arder, sufocar, gritar e chorar para todo o sempre até ao fim da eternidade!
...Mas ele te ama!!! Ele te ama... e precisa de DINHEIRO!
Ele sempre precisa de Dinheiro! Ele é todo-poderoso, sabe tudo e tem tudo, mas de alguma forma... precisa de dinheiro!"

Em seguida o filme vai apresentando fatos que sugerem que jesus e a biblia seja um mito criado a partir de uma mistura literaria e astrológica vindos de civilizações antigas. Referencias entre Deus e o Sol, 12 signos atrologicos e os discipulos, filho de virgem, 25 de dezembro, 3 reis magos e uma serie de referencias, algumas datadas de 3000 A.C., como Horus, deus egipcio do céu que apresenta várias dessas referencias. Em seguida de Horus até Jesus Cristo, apresenta diversas historias semelhantes em muitos povos, com poucas mudanças. Há ainda no filme uma explicação muito bem detalhada de como são contadas as eras e o movimento da terra chamado precessão que dura aproximadamente 25.800 anos e que Platão chamava de 'Grande Ano'.
Bem, assim como Erich von Däniken em 68 criou polêmica ao lançar o livro "Eram Deuses os Astrounautas?", era importante analisar os fatos, questionar e não apenas sair acreditando fielmente no que autor citava. Zeitgeist pode ser semelhante nesse pondo, apesar que eu fiquei realmente surpreendido.


4 comentários:

Anônimo disse...

Um documentário fantástico esse

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sua descrição do filme cativou minha curiosidade...vou ver hoje mesmo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.