segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Cadillac Records (Cadillac Records) 2009

Agora vai aqui um ótimo filme, principalmente para quem gosta de música. A trama principal gira em torno da Chess Records, uma pequena gravadora de Chicago durante os anos 50 e 60 especializada em Rithm & Blues e que foi responsável por lançar grandes nomes da música como Muddy Waters, Little Walter, Howlin' Wolf, Willie Dixon, Etta James, Chuck Berry.
Leonard Chess, um imigrante polonês branco monta um bar, e dá oportunidades aos negros de se apresentarem em seu bar, em uma época com grande segregação racial. Em pouco tempo monta sua gravadora, que rapidamente cresce muito, atendendo a um mercado que outras gravadoras até então não queria, talvez por racismo e tambem por moralismo, uma vez que as letras tinham uma forte carga erótica. Chess, que é interpretado por Adrien Brody (O pianista), vai conduzindo os negocios e enriquessendo as custas de seus artistas, porem ao mesmo tempo mostra-se um bom amigo, havendo envolvimento emocional com seus talentos. Fica a dúvida no ar, se Chess seria um explorador ou alguem que dava oportunidade a quem na época não teria.
O filme é escrito e dirigido por Darnell Martin, afro-americada do Bronx . Já dirigiu alguns espisodios de seriados como Plantão Médico e Lei e Ordem, e tambem o filme "Aos olhos de Deus". Darnell escalou um bom elenco, principalmente de musicos como Beyonce no papel de Etta James e Mos Def interpretando Chuck Berry, pra não falar na ótima trilha sonora.

Nenhum comentário: