segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sonhos Roubados (Sonhos Roubados) 2009

Há meses que não escrevo, e da um aperto no coração pensar que o blog está agora largado as traças.
Vou tentar agora falar de todos os filmes que assistir começando com um filme que assisti ontem, Sonhos Roubados, da carioca Sandra Werneck. O filme volta com o assunto tratado no documentário Meninas, que Sandra dirigiu em 2006, documentário esse acompanha a vida de quatro garotas adolescentes que moram na periferia e engravidam. A partir dai vamos acompanhando as relações com a família, namorados, maternidade e uma nova vida que são forçadas a viverem, abandonando bruscamente a infância/ adolescencia e lidando com a maternidade.
Agora a diretora questiona o assunto na ficção, baseando-se no livro "As meninas da Esquina", de Eliane Trindade e utilizando uma favela carioca como fundo, conhecemos a vida de 3 amigas durante 1 ano. Jéssica (Nanda Costa), Daiane (Amanda Diniz) e Sabrina (Kika Farias), cada uma delas com seus problemas e sonhos.
O filme trata de assuntos como abuso sexual, gravidez precoce, prostituição dentre outros temas fortes, porem não faz isso de forma exagerada, como disse a diretora: "Sonhos Roubados trata do ser humano. Meu cinema se interessa pelas relações interpessoais. Essas meninas estão por aí, são a nova geração de brasileiras".
O filme foi exibido no festival do Rio ano passado (2009), e saiu de la com o prêmio do Juri popular, premiando Nanda Costa como melhor atriz.
Apesar da favela estar sendo um cenário comum retratado em vários filmes anteriores, Sonhos Roubados se diferencia por podemos ver um olhar diferente até então, que é do universo feminino sobre a realidade do nosso Brasil.

Nenhum comentário: